Devemos em primeiro lugar entender que a missa é a renovação do sacrifício de Jesus na cruz, que é repetido todos os dias em todas as igrejas católicas do mundo inteiro.
Está errado quando alguém diz que existe uma missa nova e a missa de sempre, dividindo a missa em dois tempos "uma pecadora e uma santa", uma que "salva e a outra que condena", como se o Espírito Santo tivesse parado de agir e a igreja A ou B que salva e não o Cristo.
Voltamos no tempo e no momento da crucificação de Jesus e podemos notar a atuação de vários grupos pessoas, os fujões, os expectadores, os blasfemadores e os piedosos.
Após o consílio vaticano II e a introdução da Teologia da Libertação, a modernidade e as heresias estão cada vez mais intensas durante as missas, mas já não foi assim no passado?
Respondendo a pergunta, se devo ou não participar da missa herética, basta descobrir a que grupo pertence, se dos expectadores que vê e não sente, dos blasfemadores que participa das comemorações e bate palmas como os demônios faziam, dos covardes que fugiram abandonado Jesus no momento mais difícil ou dos piedosos que sente a dor de Cristo e reza para que Deus tenha misericórdia de todos.
Todas as missas seja ela como for, sempre estará presente os mesmos grupos de sempre, menos os covardes que fugiram. Então esteja lá, como se estivesse aos pés da cruz vendo Jesus sendo crucificado novamente, tendo como modelo Maria e os apóstolos, como se comportaram? Imite-os e não estará errando, a salvação é individual, quem blasfema é que peca.
Quem deixa de participar da missa porque existe hereges e blasfemadores, está perdendo a graça e a salvação dada por Jesus.
Em joão 6:54-56 está escrito: "Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida.
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele."
Quem abstêm da missa por causa das más atitudes dos outros perde a salvação da Eucaristia e peca contra o 1º mandamento da igreja, que diz que devemos participar da missa aos domingos e festas de guarda.
Referências: (Código de Direito Canônico-CDC , cân. 1246-1248) (§2042).
(CDC, cân. 1246,1; n. 2043 após nota 252) (§2177).
0 comentários:
Postar um comentário